Foi bonito: canto de Martins embala a onírica cena final de ‘Renascer’ ao som da poética canção ‘Jardim da fantasia’
07/09/2024
Martins é o intérprete da canção do compositor mineiro Paulinho Pedra Azul na gravação que arrematou a trama da novela ‘Renascer’
José de Holanda / Divulgação
♫ COMENTÁRIO
♩ Foi bonito ouvir o canto suave de Martins embalar a onírica cena final de Renascer, novela que terá o último capítulo reprisado pela Globo na noite de hoje, 7 de setembro.
Foi ao som de Jardim da fantasia – música de Paulinho Pedra Azul regravada por Martins especialmente para a trilha sonora do remake de Renascer – que o público da novela testemunhou a reencontro do casal José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Maria Santa (Duda Santos) no plano espiritual.
Lançada pelo cantor e compositor mineiro Paulinho Pedra Azul em 1982 no álbum intitulado justamente Jardim da fantasia, a canção apareceu na trilha de Renascer ao fim do primeiro capítulo da novela criada por Benedito Ruy Barbosa e atualizada por Bruno Luperi. Exibido em 22 de janeiro, o capítulo inicial terminou ao som da gravação de Martins, tal como o capítulo derradeiro.
Com letra lírica e poética, a canção Jardim da fantasia foi a trilha sonora do primeiro encontro do Coronelzinho – então interpretado pelo ator Humberto Carrão na primeira fase da novela – com Santinha na trama rural situada no interior da Bahia. Conhecida nos interiores do Brasil profundo, a música Jardim da fantasia já tinha sido regravada pela dupla Pena Branca & Xavantinho, por Renato Teixeira e por diversos cantores de alcance regional.
O registro de Martins deu à canção uma inédita projeção nacional por ter sido veiculado com destaque no início e no fim da novela Renascer.
Feita em apropriado tempo de delicadeza, a gravação de Jardim da fantasia por Martins está disponível em single editado pela gravadora Deck em 15 de janeiro.